Já nos segue?

Amantes de Eletrônico

Twitch Permite que DJs Façam Livestreams Sem Medo de Strikes de Direitos Autorais

Notícias

Twitch Permite que DJs Façam Livestreams Sem Medo de Strikes de Direitos Autorais

A tão esperada notícia para DJs e ouvintes está se tornando realidade.

Notícia de grande importância para todos os DJs que utilizam o Twitch para transmitir seus sets ao vivo! A plataforma, conhecida por seu logotipo roxo, anunciou um novo acordo com uma série de gravadoras, incluindo gigantes como Sony, Warner e Universal, entre outras. Este acordo permitirá que os DJs transmitam seus sets sem temerem as remoções por violação de direitos autorais.

Durante os primeiros meses de Lockdown — há quatro anos, para ser exato —, o Twitch viu uma onda de DJs, produtores e entusiastas correndo para criar contas e mostrar sua música ao mundo. O movimento foi tão grande que, pela primeira vez na história do site, músicos se tornaram uma das principais categorias de streamers, quando antes o Twitch era quase inteiramente sinônimo de gaming.

No entanto, um ponto constante de discussão na internet era como os DJs enfrentavam a ameaça de notificações DMCA, strikes nas contas e até bans devido à música tocada em seus sets. Isso causou frustração significativa entre os diferentes usuários do Twitch — até gravadoras começaram a hospedar transmissões ao vivo de suas músicas e também recebiam strikes sobre sua própria propriedade intelectual. Os meses de Lockdown se passaram assim, e a comunidade simplesmente aprendeu a lidar com o problema, salvando e enviando seus mixes para outros locais depois de concluí-los.

Uma Mudança Bem-vinda

Este novo acordo muda o curso das coisas e oferece uma solução para os diversos incidentes de direitos autorais. Como isso funcionará, você pergunta? Simplificamos em duas categorias:

Streams Monetizados: DJs que geram receita com suas transmissões compartilharão uma parte dessa renda com o Twitch. O Twitch, por sua vez, usará esses fundos para compensar as gravadoras pela música protegida por direitos autorais tocada durante a transmissão.

Streams Não Monetizados: DJs que não ganham dinheiro com suas transmissões não terão que pagar nada sob este acordo.

Este acordo, vale ressaltar, está atualmente limitado apenas a transmissões ao vivo. Conteúdos pré-gravados (VODs), clipes e destaques não estão cobertos.

Embora a divisão exata da receita com os detentores dos direitos autorais não tenha sido divulgada, espera-se que a plataforma escolha cobrir os custos de direitos autorais de forma igualitária entre o usuário (DJ) e eles mesmos (Twitch). Alguns detalhes adicionais foram revelados, como o Twitch supostamente assumindo mais do que sua parte acordada para DJs responsáveis pelas taxas uma vez que o programa seja iniciado, e subsidiando DJs populares com uma grande audiência no site com um período de carência de 12 meses, onde não serão obrigados a pagar. O programa é voluntário, permitindo que os usuários optem pela proteção contra remoções ou optem por sair a qualquer momento. No entanto, optar por sair significa que não estarão protegidos contra reivindicações de direitos autorais.

Mais detalhes, juntamente com a própria posição do Twitch sobre o assunto, estão disponíveis através do último post no Blog da plataforma.

Continuar Lendo
Você também pode gostar de...
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias

To Top