Spotify, o popular serviço de streaming de música, elevou a criação de playlists para o próximo nível com seu novo recurso: AI Playlist. A ferramenta permite que os usuários criem listas de reprodução com base em instruções escritas. Quer você seja um curador de playlist experiente ou um iniciante, o AI Playlist combina uma poderosa tecnologia de personalização com inteligência artificial para oferecer o mix musical perfeito só para você.
O recurso de criação de playlists com tecnologia de IA do Spotify permite que os usuários vão além das solicitações usuais com base em gêneros ou intervalos de tempo. Agora, as pessoas podem solicitar playlists personalizadas inspiradas em uma ampla variedade de instruções, como “músicas para fazer uma serenata para meu gato” ou “batidas para combater um apocalipse zumbi”. Esses prompts podem fazer referência a qualquer coisa, desde lugares e animais até atividades, personagens de filmes, cores ou até mesmo emojis.
Para criar essas listas de reprodução personalizadas, o Spotify combina uma poderosa tecnologia de personalização com IA. Os usuários podem começar digitando um prompt exclusivo no bate-papo, digamos “uma lista de reprodução de folk indie para dar um grande abraço caloroso em meu cérebro” ou “música relaxante para me ajudar durante a temporada de alergias”. A ferramenta então gera uma lista de reprodução adaptada à sua solicitação.
Mas não termina aí! Após a criação da lista de reprodução, os usuários podem ajustá-la ainda mais. Eles podem emitir comandos como “menos otimista” ou “mais pop” para revisar a seleção de músicas. E se houver uma faixa que eles preferem pular, um simples deslizar para a esquerda a remove da lista de reprodução.
Uma das inovações recentes do Spotify é o recurso AI DJ, lançado globalmente no ano passado. Esta ferramenta de ponta combina tecnologias Sonantic e OpenAI para criar uma voz artificial modelada a partir de Xavier “X” Jernigan, chefe de parcerias culturais do Spotify. A personalidade de IA do X apresenta seleções de músicas aos usuários, como um apresentador de rádio real. Notavelmente, o Spotify também tem investido em pesquisas internas para permanecer na vanguarda da IA e de grandes modelos de linguagem.
Embora a AI Playlist esteja atualmente disponível apenas no Reino Unido e na Austrália, você pode dar uma olhada mais de perto nesta nova tecnologia de IA do Spotify no vídeo abaixo:
O CEO do Spotify, Daniel Ek, sugeriu aos investidores outras maneiras pelas quais a plataforma pode aproveitar a tecnologia de IA. As possibilidades incluem resumir podcasts, gerar anúncios baseados em IA e explorar o conceito de clonagem da voz de um apresentador de podcast. Parece que o Spotify permanecerá na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de IA relacionada à música por enquanto, à medida que busca continuamente formas inovadoras de aprimorar as experiências de seus usuários.